Pequi - Caryocar brasiliense

O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma árvore da família Caryocaraceae, também conhecido como pequizeiro, piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária de algumas regiões do país, principalmente no norte de Minas Gerais, estado maior produtor do fruto. upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_7_78_pequi01.jpg

Características

Sua forma biológica consiste em formato de arbusto, pode ser desde arvoreta a árvore perenifólia, podendo atingir 11 m de altura. Possui tronco tortuoso, a copa é espalhada e arredondada e a casca externa é cinza, com fissuras e cristas sinuosas e descontínuas.

As flores do pequizeiro são hermafroditas; o fruto é drupáceo com casca fina verde-acinzentada, grande, às vezes ultrapassando 10 cm de diâmetro; o mesocarpo é fibroso e rico em tanino; a polpa apresenta coloração amarelada a alaranjada, é gordurosa e comestível; o endocarpo é duro, lenhoso e espinuloso na superfície externa; a castanha é uma amêndoa oleaginosa, com espinhos medindo cerca de 4 mm. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao se roer o fruto, evitando-se nele cravar os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O fruto pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.

A espécie é dividida em duas subespécies, a C. brasiliense sp. brasiliense e a C. brasiliense sp. intermedium, conhecida como pequi-anão.

Época de Frutificação e florada

O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com os frutos iniciando a maturação em meados de novembro, podendo ser encontrados até início de fevereiro.

Cultivo

Por sementes de frutos maduros, postas para secar.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos, principalmente.

Ocorrência

Fruta típica do cerrado brasileiro, o pequi é a fruta símbolo da cultura e da culinária da região norte do estado de Minas Gerais. A cidade de Montes Claros é conhecida como a “capital nacional do Pequi”. Além de MG,o fruto do pequizeiro também é encontrado em quase toda a Região Centro-Oeste do Brasil, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, no Tocantins e em partes dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pará e nos cerrados de São Paulo e Paraná. No nordeste, encontra-se com muita facilidade o pequizeiro nos estados do Maranhão, Piauí, bem como na Chapada do Araripe no lado Sul do Ceará, em cidades como Barbalha e Crato. Ele também é encontrado no oeste baiano. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo. É encontrado também na Bolívia.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-pequi,0966438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD